Em que posso Ajudar?
Geração ECD Substituta
Para correta geração da substituição da ECD deve-se seguir os passos abaixo:
- Navegar até Informações Gerais, Parâmetro da Contabilidade e informE Empresa/Filial;
- No campo “Ind. Finalidade Escr.“, alterar para 1-Substituta;
- No campo “Motivo da Substituição“, informar o principal motivo da substituição da declaração (não é possível escolher mais de um motivo);
- Clique OK para salvar e saia da tela;
- Navegue até Informações Gerais, Signatários, informe empresa/filial, clique digitação e repita a empresa/filial;
- Realize o cadastro do responsável pela entrega da ECD substituta, informando no campo “Código/Qualificação” o código “910-Contador Responsável pela Substituição” ou “920-Auditor Independente Responsável pela Substituição“, caso ainda não estejam cadastrados;
- No Word, redija um documento com as seguintes informações:
- I – identificação da escrituração substituída;
- II – descrição pormenorizada dos erros;
- III – identificação clara e precisa dos registros que contenham os erros, exceto quando estes decorrerem de erro já discriminado;
- IV – autorização expressa para acesso do Conselho Federal de Contabilidade a informações pertinentes à modificações; e
- V – descrição dos procedimentos pré-acordados executados pelos auditores independentes, quando for o caso ou quando estes julgarem necessário.
- O Termo de Verificação para Fins de Substituição deve ser assinado (os dados dos assinantes serão preenchidos no registro J935):
- I – pelo próprio profissional da contabilidade que assina os livros contábeis substitutos; e
- II – quando as demonstrações contábeis tenham sido auditadas por auditor independente, pelo próprio profissional da contabilidade que assina os livros contábeis substitutos e também pelo seu auditor independente.
- A manifestação do profissional da contabilidade que não assina a escrituração se restringe às modificações relatadas no Termo de Verificação para Fins de Substituição.
- Crie uma pasta no C: com o nome SPED, salve o documento redigido com o nome TERMO e no formato .RTF;
- No J.R. Sistemas, navegue até Eventuais, SPED-ECD, informe empresa/filial e preencha as informações para gerar a ECD normalmente;
- No campo “Termo de Verificação para Fins da Substituição” informe o caminho e o nome do arquivo, conforme exemplo abaixo:
- Realize a importação do arquivo gerado normalmente para o PVA e corrija os erros que serão apresentados:
- Hash da Escrituração Substituída: Para encontrar o código Hash, no PVA abra a escrituração original, e no campo do PVA selecione e copie (CTRL+C) o campo Identificação do Arquivo (Hash);
- Recuperação da ECD anterior: No PVA, com a escrituração substituta aberta, clique em Escrituração e Recuperar ECD Anterior.
J.Roberto Sistemas
www.jrsistemas.com.br