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Geração ECD Substituta

Para correta geração da substituição da ECD deve-se seguir os passos abaixo:

  • Navegar até Informações Gerais, Parâmetro da Contabilidade e informE Empresa/Filial;
  • No campo “Ind. Finalidade Escr.“, alterar para 1-Substituta;
  • No campo “Motivo da Substituição“, informar o principal motivo da substituição da declaração (não é possível escolher mais de um motivo);
  • Clique OK para salvar e saia da tela;
  • Navegue até Informações Gerais, Signatários, informe empresa/filial, clique digitação e repita a empresa/filial;
  • Realize o cadastro do responsável pela entrega da ECD substituta, informando no campo “Código/Qualificação” o código “910-Contador Responsável pela Substituição” ou “920-Auditor Independente Responsável pela Substituição“, caso ainda não estejam cadastrados;
  • No Word, redija um documento com as seguintes informações:
    • I – identificação da escrituração substituída;
    • II – descrição pormenorizada dos erros;
    • III – identificação clara e precisa dos registros que contenham os erros, exceto quando estes decorrerem de erro já discriminado;
    • IV – autorização expressa para acesso do Conselho Federal de Contabilidade a informações pertinentes à modificações; e
    • V – descrição dos procedimentos pré-acordados executados pelos auditores independentes, quando for o caso ou quando estes julgarem necessário.
  • O Termo de Verificação para Fins de Substituição deve ser assinado (os dados dos assinantes serão preenchidos no registro J935):
    • I – pelo próprio profissional da contabilidade que assina os livros contábeis substitutos; e
    • II – quando as demonstrações contábeis tenham sido auditadas por auditor independente, pelo próprio profissional da contabilidade que assina os livros contábeis substitutos e também pelo seu auditor independente.
    • A manifestação do profissional da contabilidade que não assina a escrituração se restringe às modificações relatadas no Termo de Verificação para Fins de Substituição.
  • Crie uma pasta no C: com o nome SPED, salve o documento redigido com o nome TERMO e no formato .RTF;
  • No J.R. Sistemas, navegue até Eventuais, SPED-ECD, informe empresa/filial e preencha as informações para gerar a ECD normalmente;
  • No campo “Termo de Verificação para Fins da Substituição” informe o caminho e o nome do arquivo, conforme exemplo abaixo:
  • Realize a importação do arquivo gerado normalmente para o PVA e corrija os erros que serão apresentados:
    • Hash da Escrituração Substituída: Para encontrar o código Hash, no PVA abra a escrituração original, e no campo do PVA selecione e copie (CTRL+C) o campo Identificação do Arquivo (Hash);
    • Recuperação da ECD anterior: No PVA, com a escrituração substituta aberta, clique em Escrituração e Recuperar ECD Anterior.

J.Roberto Sistemas
www.jrsistemas.com.br

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